O Grupo JAD - Jovens Atores de Diadema nasceu a partir de oficinas de teatro oferecidas pela Prefeitura do Município da Cidade de Diadema, por meio do Departamento de Cultura. Em agosto de 1995 o grupo foi se constituindo e iniciando uma trajetória de montagens que fizeram sucesso tanto em Diadema, como em festivais no interior do estado de São Paulo e na capital.
Ao longo de sua trajetória num período de cinco anos, o Grupo Jovens Atores de Diadema levou para o palco cinco espetáculos: Algumas Estórias, baseado em contos do livro Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa; Retratalhos, trecho de textos de Martins Pena; Histórias que o Povo Conta, uma criação coletiva com dramaturgia de Leda Cecília e Mônica Rodrigues; As Troianas, de Eurípides e O Genro de Muitas Sogras, de Artur Azevedo.
Nesta trajetória ganharam vários prêmios em festivais como o de Bragança Paulista, Penápolis e Ourinhos. Fez uma participação no Mapa Cultural Paulista, projeto da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Em agosto de 2003, o grupo retoma o contato com as obras do autor Guimarães Rosa em comemoração aos dez anos da formação do grupo. Pesquisa que resultou no espetáculo "Meu Tio o Iauaretê" o qual estreou na Mostra de Artes de Diadema 2004, onde ganhou vários prêmios: melhor espetáculo, melhor direção, melhor iluminação, melhor ator e melhor cenografia.
Em 2006 o grupo monta o espetáculo "A Ultima Palhaçada" uma adaptação do texto "Palhaços" do autor Timochenco Webi. Em 2008 participou com seis apresentações no Projeto de Circulação do Ponto de Cultura Centro de Formação e Reflexão Teatral.
Em 2009 o grupo estreou a peça "Quarto de Empregada", de Roberto Freire com direção de Alberto Chagas e Fomentado pelo Ponto de Cultura Centro de Formação e Reflexão Teatral.
Em 2010 o grupo estreou a peça "Quarto de Estudos", baseado na obra "Quarto de Estudante" de Roberto Freire com Direção de Robson Lima.
A linguagem teatral do grupo solidificou-se e confunde-se com a história da cidade e do Brasil. Seus problemas são sentidos dentro e fora do palco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário